Rios 2015

Na sua terceira edição, de 18 a 20 de março de 2015, numa estreita colaboração com Ourense, o RIOS homenageou o Rio Minho.

“Vendo-os assim tão pertinho A Galiza mais o
Minho, São como dois namorados Que o rio traz
separados Quasi desde o nascimento. Deixai-os,
 pois, namorar, Já que os pais para casar Lhes não
 dão consentimento”

(João Verde, Ares da Raya)

As alterações relativas às edições anteriores foram algumas e começaram pela organização. Em 2015 o RIOS apresentou o único festival de cinema com um staff totalmente feminino.

O número de filmes recebidos aumentou, assim como a variedade dos países de origem. No total, foram cerca de 270 filmes, vindos de 40 países. Para competição, apresentamos cerca de 34 filmes (longas e curta-metragens) com representantes de Espanha, França, Itália, Portugal, Brasil, Colômbia, Chile, Alemanha e Estados Unidos.

O nosso júri manteve alguns dos membros anteriores, mas apresentou duas novidades. Gabor, de Sebastián Alfie (Espanha), foi o vencedor do Grande Prémio do Festival Douro. 

Tal como nas edições anteriores, foram realizadas atividades paralelas. Durante as manhãs do festival, decorreram no campus universitário da UTAD, três workshops apresentados por três convidados muito especiais: Alfonso Palazón (realizador), Jo Graell (realizadora) e Anja Strelec (realizadora e jornalista).

Como não podia faltar, o RIOS preparou uma sessão de homenagem ao rio escolhido. Esta sessão especial realizou-se no dia 18 e contou com os filmes Alto do Minho, de Miguel Filgueiras, Carocho – Encontro de Embarcações Tradicionais, de João Nunes e Paulo e Aqua-Arte – Uma Mirada Galaico-Portuguesa, da Bienal de Cerveira e com a presença do realizador Miguel Filgueiras que protagonizou um interessante debate.

Na segunda noite, o RIOS homenageou a relação de João Botelho com Trás-os-Montes com a apresentação de três documentários do realizador: A Viagem ao Coração do Douro; Anquanto lha lhéngua fur cantada; Para que este mundo não acabe.

O anúncio do palmarés 2015 e a atribuição dos prémios aos vencedores da edição anterior decorreram durante uma gala realizada no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real, no dia 21 de março. A referida Gala RIOS 2015 contou com a participação musical da Banda de Mateus e do Coro de Câmara da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Espreite a nossa nossa galeria, fique a saber o que andamos a fazer em 2015, e aproveite para conhecer mais sobre os filmes premiados neste ano!